quinta-feira, 15 de abril de 2010

Recordar anos 60 70 80 e 90 é viver: TV TUPI O FIM DO SONHO




AlMOÇO COM AS ESTRELAS

O VIGILANTE RODOVIARIO

Recordar anos 60 70 80 e 90 é viver: TV TUPI O FIM DO SONHO

A PROGRAMAÇÃO DA TV TUPI:
Pecados de uma Pioneira

Apesar do pioneirismo, não coube à Tupi determinadas glórias. Pelo fato de não existir mais, não exibe o programa de maior permanência no ar, comandado pelo apresentador Silvio Santos (que está desde 1962 no ar e que já teve os mais variados títulos). Não coube a emissora exibir o primeiro seriado nacional (Capitão 7 da TV Record, exibido em 1954). Não coube a Tupi e sim à Excelsior, exibir a primeira novela diária da televisão brasileira, assim como também coube à Excelsior, exibir a mais longa ("Redenção", que durou de 1966 a 1968 com quase 600 capítulos). Também não foi a primeira a transmitir em cores, tampouco a primeira a exibir um telejornal em rede nacional via satélite em 1969 (mérito este conquistado na ocasião pela Rede Globo com o "Jornal Nacional").

Na memória curta...

Mas não há como negar que muitas atrações da Tupi ficaram em nossas retinas. Basta lembrar da série O Vigilante Rodoviário, sob o patrocínio da Nestlé, com 38 episódios produzidos. Que saudade! E ao parar e lembrar de Ayrton e Lolita Rodrigues, vamos perceber que muitas coisas desse tempo ainda está entre nós. Ambos comandavam aos sábados, logo após o almoço, o programa "Almoço com as Estrelas". Ali levavam artistas que almoçavam entre uma canção e uma entrevista. Ayrton, por sinal, era meio tipo Hebe Camargo no tocante a cometer gafes. Certa vez, ao levar o cantor Jair Rodrigues no programa, fez o seguinte comentário ao vê-lo almoçar: "Como você come, hein?"

A popularidade de "Almoço com as Estrelas" estendia-se – com o mesmo casal de apresentadores – para o "Clube dos Artistas", levado ao ar com regularidade nas noites de sexta-feira. Vale dizer que este programa também chegou a ser apresentado por Homero Silva e Cacilda Lanuza.

Outro apresentador com a cara da Tupi era Flávio Cavalcanti. O seu programa "Um Instante Maestro" marcou época e revelou vários talentos para o meio artístico. Flávio era sério e polêmico. Falava duramente e, da mesma forma, criticava lançamentos fonográficos. Tinha no seu corpo de jurados famosos da época o costureiro Denner e o maestro Erlon Chaves.





Poucos lembram – ou sabem – mas foi a Tupi quem exibiu pela primeira vez os três primeiros filmes da série 007. Exibiu "O Satânico Dr. No" (Dr. No) em 1974, "Moscou Contra 007" (From Russia with Love) em 1975 e "007 Contra Goldfinger" (Goldfinger) em 1977. Como a emissora fechou em 1980, a partir dos anos 80 a Rede Globo reapresentar esses três primeiros filmes e prosseguiu com a exibição do restante da série.

Em termos de séries de tevê, casos representativos para a Tupi foram as exibições de Bonanza e O Fugitivo. Bonanza foi produzida nos Estados Unidos entre 1959 e 1973, tendo conseguido a façanha de acumular 430 episódios, todos coloridos. A TV Tupi exibia a série em preto e branco aos sábados às 21h. Era um programa familiar, sagrado, que ninguém perdia. Tipo da coisa típica de uma época em que o brasileiro reunia a família na sala por gostar de ver o dia a dia de um velho viúvo e solitário que comandava uma fazenda tendo apenas a companhia de três filhos homens (será que alguém gostaria de ver isso hoje em dia?).

Embora a história da primeira transmissão em cores seja outra, a Tupi importou na década de 60 películas coloridas de Bonanza, exibindo-as no sistema de cor NTSC. Só assistiu Bonanza em cores naquela oportunidade quem tinha aparelho de televisão importado que comportava esse tipo de sistema.

Bonanza



O Fugitivo era apresentado nas noites de segunda feira às 20h. A trama é sobre um médico chamado Richard Kimble, acusado injustamente de ter assassinado a própria esposa. Condenado, está num trem algemado ao lado de um tenente de polícia quando o destino conspira a seu favor: o trem sai dos trilhos e ele consegue escapar do cumprimento da sentença de morte. Ao longo de quatro anos de produção (1963/67), Kimble procura pelo verdadeiro culpado – o homem de um braço só, que ele viu saindo de sua casa na noite do crime. Cada episódio mostrava Kimble numa diferente localidade envolvendo-se com pessoas de diferentes aspectos. Na semana de 13 a 19 de junho de 1966, o IBOPE deu para O Fugitivo o primeiro lugar em audiência em São Paulo, vencendo concorrentes como "Corte Rayol Show", "Hebe" e "Jovem Guarda" (da Record) e a telenovela "Almas de Pedra" (da Excelsior). O último episódio de O Fugitivo deu novamente para a Tupi enorme audiência, já que nele o médico consegue provar sua inocência. No original, só a última temporada de O Fugitivo é colorida. A Tupi, no entanto, exibiu a série inteira em preto e branco.

Ao contrário do que se possa pensar, a Tupi não tinha tradição em mostrar grandes seriados. Sabe-se que seu forte estava mais em longas. Mas tinha algo peculiar, como reprisar durante a semana, em plena década de 70, já em cores, a série Jornada nas Estrelas (Star Trek) na parte da tarde. O seriado já havia sido exibido na década de 60 pela Excelsior, sem grande repercussão. A emissora também exibiu Viagem ao Fundo do Mar, Danger Man, O Marcado, O Valente do Oeste, Os Intocáveis, O Homem de Virgínia, Disneylândia, Banana Splits e Papai Sabe Tudo.

O Fugitivo



Foi também a Tupi a grande lançadora de desenhos como A Pantera Cor de Rosa e O Inspetor , assim como a série estrelada por macacos chamada Lancelot Link.

Com seu impecável uniforme da aeronáutica, capacete de piloto com duas asinhas desenhadas, óculos de lentes negras e diversas medalhas, lá estava o Capitão Aza. Wilson Vianna bradava o refrão de abertura de seu programa "Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô,alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil! Aqui fala o Capitão Aza, comandante-chefe das forças armadas infantis desse Brasil!".

Programa diário, de segunda à sexta, ficou no ar durante 14 anos, apresentando desenhos animados e séries hoje consideradas clássicas como A Feiticeira, Jeanne é um Gênio, Speed Racer e Corrida Maluca.

A partir de dezembro de 1972 a emissora lançou uma sessão de fim de noite chamada "Série de Ouro". Nela, a intenção era reprisar grandes séries de um passado recente. Por ali passaram num espaço de dois anos atrações como Alma de Aço, O Agente da UNCLE, A Garota da UNCLE, além de Mannix (que a emissora chegou a exibir em cores).

A apresentadora Ana Maria Braga chegou a ser apresentadora de telejornal na emissora. O comediante Costinha, o cantor Moacir Franco e o humorista Chico Anísio chegaram a ter programas próprios em horário nobre. O programa "Pinga Fogo" marcava o final da noite de sexta feira com entrevistas dos mais variados segmentos.

Há ainda que acrescentar que em termos de futebol a emissora era realmente nota 10. Um dos mais famosos programas do início dos anos 70 era o "Redação Esportes", comandado por Walter Abrahão de segunda à sexta, por volta das 12h. Ele era o chefe de uma equipe que incluía Sérgio Backlanos, Eli Coimbra, Gerdi Gomes e Geraldo Bretas. As transmissões de futebol eram recheadas de bom humor. Abrahão – que depois enveredou pela carreira pública e que hoje reside no bairro da Casa Verde em São Paulo – é o único remanescente dessa equipe sem nenhum sobrevivente, já que todos os demais faleceram. Domingo às 23h entrava no ar o esportivo "Ataque e Defesa", sob o comando de Rui Porto, com os gols do final de semana.


Logotipo carioca da Tupi

Novela sempre foi um detalhe a parte na TV Tupi. Dali saíram grandes nomes que hoje ainda estão na ativa e que por muito tempo foram rechaçados pela Rede Globo pelo fato de não possuírem o tal "padrão de qualidade". Lembrar de todos é uma missão quase impossível, mas ficaram marcados os nomes de Juca de Oliveira, Rubens de Falco, Toni Ramos, Denis Carvalho, Adriano Reis, Gianfrancesco Guarnieri, Sérgio Cardoso, Carlos Zara, Carlos Augusto Strazzer, Eva Wilma, Maria Izabel de Lizandra, Jussara Freire, Antonio Fagundes, Irene Ravache, Elaine Cristina, Flávio Galvão, Walter Foster, Vida Alves, Fernanda Montenegro, Hélio Souto, Lima Duarte, Luiz Gustavo, Nathália Timberg, Ioná Magalhães, Carlos Alberto, Carlos Alberto Ricelli, Othon Bastos, Bruna Lombardi, Henrique Martins, Bete Mendes, Isabel Ribeiro, Altair Lima e tantos outros que protagonizaram sucessos como "O Direito de Nascer", "Beto Rockfeller", "Antonio Maria", "Nino - o Italianinho", "O Machão", "Mulheres de Areia", "O Julgamento", "A Viagem", "O Profeta", "Calúnia", "Gaivotas", "Éramos Seis", "Cinderela 77", "Aritana", entre outros.

Veja abaixo cenas da novela Nino o italianinho 1968/69



Beto Rockfeller



Tchan a grande sacada 1977



E para finalizar, "Os Trapalhões", que apareceram na TV Excelsior em 1966 com o título "Adoráveis Trapalhões", porém formados por Renato Aragão, Dedé Santana, Ivon Cury, Ted Boy Marino e Vanusa. Durante o final dos anos 60 e início dos 70, na TV Record, eram chamados de "Os Insociáveis" (sem Ivon Cury, Ted Boy e Vanusa, mas já com Mussum). Mais tarde, pela Tupi, ainda nos anos 70, assumiram a formação que mais tarde os levaria para a Rede Globo (com a inclusão de Zacarias).

O FIM DA REDE TUPI DE TELEVISÃO

A Rede Tupi, ou simplesmente Tupi, canal 3 (1950-1960) canal 4 (1960-1980) de São Paulo, foi a primeira emissora de televisão do Brasil e da América do Sul. Fundada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, fazia parte do Grupo Diários Associados. Em 1972, uniu-se à TV Tupi Rio, à TV Itacolomi e outras para formar a Rede Tupi de Televisão. Em 16 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi declarada perempta (não-renovável) pelo governo brasileiro, e além dela, mais 6 emissoras pertencentes aos Associados também saíam do ar.
A formação da rede e a crise
A longa crise dos Diários Associados já havia começado muito antes da morte de Assis Chateaubriand, em 4 de abril de 1968. Abalada por problemas financeiros, mal administrada, sem investimentos, a Tupi perde qualidade e audiência.

Em 1972, a Rede Tupi de Televisão começa a ser formada. Houve várias divergências sobre qual canal seria a "cabeça da rede": o canal 4 paulistano ou o canal 6 carioca. Houve duas tentativas para que ambas comandassem a Rede Associada. Na primeira, a estação carioca comandaria as emissoras do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto que a emissora de São Paulo controlaria os canais do Sul e Sudeste. Na segunda, a Tupi paulista ficaria responsável pela produção de telenovelas, e a Tupi do Rio se encarregaria pelos shows e programas de auditório. Mas as duas ideias não vingaram, e a rixa entre as diretorias das duas estações agravaram a situação da Tupi. O único ponto positivo nestas duas tentativas foi que a Tupi foi a primeira rede de TV da América Latina a possuir duas cabeças geradoras de programação.

As emissoras concorrentes vão ocupando os espaços vazios deixados pela pioneira. Ano após ano, a crise se aprofunda. E com a Rede Globo impondo seu domínio avassalador, a Tupi se enfraquece. Ainda assim, a emissora pioneira consegue emplacar sucessos na década como "Mulheres de areia" (1973), "Meu rico português" (1975) e "A Viagem" (1975). No fim dos anos 70 a situação piora. Os salários atrasam cada vez mais. Há dívidas astronômicas junto à Previdência Social. Proliferam muitos escândalos financeiros. Em agosto de 1977, "Éramos seis", "Cinderela 77" e "Um sol maior" registravam os mais baixos índices de audiência da história do canal. Além da audiência, a publicidade também escapulia para as concorrentes, o caixa se esvaziava, os salários deixavam de ser pagos e a greve era questão de tempo. Em outubro de 1977, com três meses de salários atrasados, os funcionários iniciaram a primeira greve, mas ela é interrompida com o pagamento parcelado dos débitos.
Em 16 de julho de 1980, apenas dois meses antes de completar 30 anos no ar, a Rede Tupi tem 7 de suas 10 concessões declaradas peremptas (termo jurídico que significa "não-renovável") pelo Governo Federal, a decisão foi publicada no Diário Oficial, no dia seguinte. Minutos antes do meio-dia de 18 de julho de 1980, três engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel) subiram ao décimo andar do edifício-sede da TV Tupi de São Paulo, na avenida Professor Alfonso Bovero, nº 52, no bairro do Sumaré, e lacraram os transmissores. Saíam também do ar a TV Tupi do Rio, a TV Itacolomi de Belo Horizonte, a TV Marajoara de Belém, a TV Piratini de Porto Alegre, a TV Ceará de Fortaleza, e a TV Rádio Clube do Recife.

Um delegado da Polícia Federal e mais quatro agentes davam proteção aos engenheiros. Era o fim da Tupi. A emissora saía do ar exatamente 29 anos e dez meses depois de sua inauguração.

Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de videotape e textos de telejornais que contam 30 anos de muitas histórias do Brasil e do mundo.

Das sete concessões declaradas peremptas, a última que saiu do ar foi a Tupi do Rio. Em 17 de julho, os funcionários da estação iniciaram uma vigília de 18 horas, comandada pelo apresentador Jorge Perlingeiro, com o objetivo de impedir que o canal fosse fechado. Várias personalidades, como o cantor Agnaldo Timóteo e o humorista Costinha deram apoio aos funcionários. Mas nada adiantou. Às 12:36 de 18 de julho, logo após a exibição de um video da missa do Papa João Paulo II realizada no Aterro do Flamengo e a leitura, feita pelo ator e locutor Cévio Cordeiro, de uma mensagem dirigida ao presidente Figueiredo pedindo para que a estação não fosse fechada, o sinal da Tupi do Rio era definitivamente cortado. Durante o vídeo e a mensagem citados, os funcionários puseram na tela os dizeres "Até Breve, Telespectadores Amigos. Rede Tupi". E, ao fim, aparecia o logotipo da TV Tupi. Uma das frases mais marcantes no dia do fechamento foi: "Nos deixe trabalhar".
Video que mostra o fim da tv Tupi



Os Diários Associados ganharam na Justiça em 1998 ação indenizatória contra o Governo Federal, e terão de ser indenizados pela intervenção que resultou na perda de 5 dos 7 canais das Emissoras Associadas, que não enfrentavam dificuldades financeiras na época. Somente a TV Tupi de São Paulo e a TV Tupi do Rio estavam com salários atrasados. No caso do canal 6 carioca, boa parte de suas contas eram pagas pela Super Rádio Tupi do Rio, uma vez que a rádio e a TV faziam parte da mesma razão social(S/A Rádio Tupi). Na época, a lei previa que o governo federal teria de nomear um interventor para assumir a administração das empresas em dificuldades, afastando com isso os seus controladores, que a levaram a crise que estavam enfrentado, e somente em caso de falência, que não houve, é que caberia a decisão que foi tomada, o que não era o caso de TV Tupi de São Paulo, e nem da TV Tupi do Rio, pois seus patrimônios, imóveis, equipamentos, instalações, etc., cobriam as dívidas existentes.

Terminava assim a primeira emissora de televisão do Brasil.

Recordar anos 60 70 80 e 90 é viver: Homenagem ao criador da tv brasileira

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Assis Chateaubriand




Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido por Assis Chateaubriand ou por Chatô, depois da biografia de Fernando Morais, nasceu em Umbuzeiro, Paraíba, em 05 de outubro de 1892.

Foi um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 50.

Dono de um império jornalístico - os Diários Associados -, que chegou a reunir dezenas de jornais, revistas e estações de rádio, foi também pioneiro da televisão no Brasil, criando a TV Tupi em 1950.



Assis Chateaubriand estudou no Ginásio Pernambucano, em Recife, e, aos 15 anos, entrou para a Faculdade de Direito, onde viria a se tornar professor de filosofia do direito.

Iniciou sua carreira jornalística escrevendo para a "Gazeta do Norte", o "Jornal Pequeno" e o "Diário de Pernambuco".

Assis Chateaubriand mudou-se para o Rio de Janeiro em 1915 e colaborou com o "Correio da Manhã".

Em 1924, assumiu a direção de "O Jornal", embrião da maior cadeia de imprensa do país, os Diários Associados: 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal ("O Cruzeiro"), uma mensal ("A Cigarra"), revistas infantis e uma editora.

Com a Aliança Liberal, Chateaubriand apoiou o movimento revolucionário de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Durante o Estado Novo, conseguiu de Getúlio a promulgação de um decreto que lhe deu direito à guarda de uma filha, após a separação da mulher.

Agia social e empresarialmente com uma ética própria: chantageou empresas, publicou poesias de anunciantes e irritou inimigos. Apesar disso, Chatô teve relações cordiais (e interesseiras) com pessoas influentes, como o conde Francisco Matarazzo, Alexander Mackenzie (presidente da Light & Power), o empresário americano Percival Farquhar e o próprio Getúlio Vargas.

Em 1941, Assis Chateaubriand promoveu a Campanha Nacional de Aviação, com o lema "Dêem asas ao Brasil". Embora fosse um dos representantes da emergente burguesia nacional, não deixou de assumir posições favoráveis ao capital estrangeiro.

Chatô deu oportunidades a escritores e artistas desconhecidos em sua época. Entre eles, podem-se citar Graça Aranha, Millôr Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari.

Com seu espírito inquieto e empreendedor, fundou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1947, com uma coleção de obras de grandes artistas, adquiridas na Europa do pós-guerra graças à colaboração de Pietro Maria Bardi.

Em 1952, foi eleito senador pela Paraíba e, em 1955, pelo Maranhão. Renunciou ao mandato para assumir a embaixada do Brasil na Inglaterra. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1954, ocupou a cadeira deixada por Getúlio Vargas.

Com o tempo, Chateaubriand foi dando menos importância aos jornais e voltando sua atenção para o rádio e a televisão, sempre investindo em novas tecnologias. Na década de 1960, porém, o maior império das telecomunicações no país estava endividado. Chatô sofreu uma trombose que o deixou paralisado e o fez comunicar-se através de uma máquina de escrever adaptada.

Em 10 de agosto de 1967, entregou à Fundação Universidade Regional do Nordeste (hoje UEPB) o primeiro acervo do Museu Regional de Campina Grande (PB). O acervo foi chamado de "Coleção Assis Chateaubriand" e o museu de artes recebeu o seu nome.

Chateaubriand morreu em 04 de abril 1968 e foi velado ao lado de duas pinturas: um cardeal de Velázquez e um nu de Renoir, simbolizando, segundo Bardi, as três coisas que mais amou: o poder, a arte e a mulher.


Fontes: Site Uol Educação