quarta-feira, 5 de maio de 2010

A dubladora da Bruxa do 71



dubladora Helena Samara faleceu no último dia 8 de novembro, aos 74 anos de idade por falência múltipla dos órgãos, choque cardiogênico e miocadiopatia isquêmica.
A grande chance veio com a personagem Wilma do desenho "Os Flintstones", para a qual fez um teste e foi escolhida pelo próprio representante da Screen Gems no Brasil. Na seqüência, vieram outros grandes personagens que dariam à Helena Samara um lugar de destaque no universo da dublagem brasileiras: Endora, da série "A Feiticeira", na qual foi a terceira dubladora e a mais reconhecida, Maureen Robinson, a mãe de "Perdidos no Espaço", a Tenente Uhura de "Jornada nas Estrelas", na dublagem original, e Cinnamon Carter, interpretada por Barbara Bain na série "Missão: Impossível", cujo sucesso garantiu à Samara vários trabalhos de locução em comerciais da época.

Casada desde os 19 anos com o estudante de odontologia Manrico de Camilo, com quem teve uma filha, Fátima de Camilo, atualmente psicóloga, Helena separou-se do marido quando ele pediu que fizesse uma escolha: a família ou o trabalho.

Entre os mais recentes sucessos de Helena Samara estão as séries "Chaves", na qual dublava dona Clotilde, a bruxa do 71, e "The Nanny", na qual fez a voz da vó Yetta ao lado de Cecília Lemes, a voz de Fran Fine e da Chiquinha em "Chaves". Alguns de seus trabalhos como o desenho "Os Flitstones", as séries "A Feiticeira", "Missão: Ipossível", "Chaves", "Perdidos no Espaço" e "Jeannie é um Gênio", estão imortalizados em DVD lançados no Brasil com a dublagem original.

O Dublador do incrivel hulk , Falcão Azul , Batman


Nilton Valério

O ator e dublador Nilton Valério morreu no início de setembro. Há alguns anos afastado da dublagem devido a um derrame, Valério atuou nas casas do Rio de Janeiro. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão a voz do Falcão Azul no desenho Dinamite, o Bionicão, a voz de Roy Thinnes em Os Invasores, a voz na redublagem de Guy Williams na série da Disney, Zorro, o Dr. McCoy na redublagem de Jornada nas Estrelas, série clássica, a voz de Bill Bixby na série O Incrível Hulk dos anos 70, e a voz oficial do ator Michael Keaton. E ainda:

"Robocop" (Miguel Ferrer), "Os Caçadores da Arca Perdida" (Rene Belloq), "Mecanicat" (Krypto), "X-Men" (Ciclope - desenho dos anos 90), "Batman" (na versão animada dos anos 70), "Carrossel" (Dr. Villaseñor), "Os Flintstones nos Anos Dourados" (Sr. Mau), "Loucademia de Polícia" (Sargento Proctor), "Uma Linda Mulher" (Jason Alexander), "Intriga Internacional" (Cary Grant), "Cinzas do Paraíso" (Sam Shephard), "Armageddon" (Jason Isaacs), "O Exorcista (Padre Dyer), "Tempo de Despertar (Robert DeNiro), "Querida, Estiquei o Bebê" (Gregory Sierra), "Proteção à Testemunha" (Daniel Zacapa), "Dossiê Pelicano" (James B Sikking), "O Feitiço de Áquila" (John Wood), "O Planeta dos Macacos", "A Fuga do Planeta dos Macacos" e "A Conquista do Planeta dos Macacos", "Uma Cilada para Roger Rabbitt" (Richard LeParmentier), "Superman - o Filme" (Marlon Brando - redublagem), "Butch Cassidy" (Paul Newman), "Casablanca" (Paul Henreid), "Os Três Mosqueteiros" (Gene Kelly), Fãs do dublador mantém uma comunidade no Orkut dedicado a ele e seu trabalho.

Recordar anos 60 70 80 e 90 é viver: Dublador do Fred Flintstone

Recordar anos 60 70 80 e 90 é viver: Dublador do Fred Flintstone

Dublador do Fred Flintstone




DUBLAGEM » MARTHUS MATHIAS


Marthus Mathias - Nasceu em ltajubá, MG, em 1927. Radicado em São Paulo, começa sua carreira em 1951 como rádio-ator, na Rádio Record de S. Paulo. Sua primeira rádio-novela se chama "A Cabana do Pai Tomás". Em seguida vai para a televisão, como ator, em transmissões ao vivo, pois não existe videotape, nos teledramas "Corcunda de Notre Dame" e "O Vestido de Noiva", ainda na década de 50. Depois faz as telenovelas "A Muralha" (63), Jerônimo, Herói do Sertão" (72), "Uma Rosa com Amor" (72), Vitoria Bonelli" (72) e "O Espantalho" (77), entre outras. Estréia no cinema em 1953 no filme "Cais do Vício" e desenvolve sólida carreira de mais de 70 filmes, com destaque para "Jeca Tatú" (59), "O Outro Lado do Crime" (79) e "Besame Mucho" (87). Quase sempre no papel de vilão, Marthus Mathias é um dos atores mais constantes do cinema brasileiro. Na década de 80, adere ao explícito.

Marthus Mathias havia se mudado para de S. Paulo para Goiânia (GO). Depois, mudou-se para o estado do Mato Grosso, onde veio a falecer em janeiro de 1995.

Marthus imortalizou a voz do Fred Flintstone. Fez também o Chefe dos Agentes da UNCLE, vivido pelo ator Leo G. Carroll.