segunda-feira, 3 de maio de 2010

DUBLAGEM » OLDER CAZARRÉ




DUBLAGEM » OLDER CAZARRÉ

Older Cazarré: Para sempre, com Justiça.

Older Cazarré se consagrou como dublador e ator. Falecido em 1992, era incrivelmente eficaz no que fazia. Especialista em dublagens caricaturais, marcou época dando voz a Huckleberry Hound (no Brasil, Don Pixote). Fez a voz inesquecível do gato Gênio, da série Top Cat (Manda Chuva), Jaiminho nos episódios do restaurante da Dona Florinda na série mexicana Chaves.
Foi também a voz de Zé Colméia na série clássica, o zelador Henry Órbita (na série clássica Os Jetsons), Plic (no desenho Plic, Ploc & Chuvisco), Chumbinho (no desenho Bacamarte & Chumbinho), o Rei (no desenho Mosquete, Mosquito & Moscardo), Homem Fluído (no desenho Os Impossíveis), Loopy Le Beau e o Prof. Gizmo (na série animada Jambo e Ruivão).
Foi ator da Rede Globo, depois de passar por outras emissoras, entre elas a TV Tupi, onde permaneceu por mais de 20 anos. Era irmão do também falecido Olney Cazarré - também dublador - quee tem entre suas dublagens mais conhecidas a de Hadji Singh (série animada Jonny Quest), Coelho Ricochete (desenho Coelho Ricochete & Blau
Blau), Fofoquinha (Matraca-Trica e Fofoquinha), Jace (Space Ghost & Dino Boy) e James Stephens (voz do ator Dick York na fase colorida de A Feiticeira). Olney Cazarré chegou a fazer também a voz de James quando Dick York fora substituído por Dick Sargent.
Ao falecer, Cazarré tinha apenas 57 anos. Foi vítima de uma bala perdida enquanto dormia em seu apartamento. Por causa de um tiroteio, foi atingido no peito, por um projétil que atravessou a janela do seu quarto, localizado no segundo andar de um prédio de apartamentos. Embaixo, um grupo de traficantes do Morro do Pavão trocava tiros. Segundo os moradores, os bandidos atiraram dez vezes contra a fachada do edifício. Um vizinho do ator, quando ouviu os tiros, jogou-se no chão com o filho pequeno. Ainda de acordo com testemunhas, após o tiroteio, houve pânico na vizinhança. Naquela época, a troca de balas entre traficantes de drogas já era freqüente.
Com isso o meio artístico perdeu um dos seus melhores profissionais. Sua figura até hoje é lembrada por muitos com muito carinho e um sentimento que se traduz em muita saudade. Cazarré deixou marcas profundas que são sem sombra de dúvida exemplos a serem seguidos. Boa parte daquilo que fez pode não estar disponível por problemas que o nosso país tem quanto a preservação de arquivos. Mas foi graças ao volume de seu trabalho que até hoje podemos rever algo daquilo que nos proporcionou.
Sofremos com a falta de material que o Brasil nos proporciona. Mas Cazarré era bom. Tão bom que encontramos dados a respeito dele em sites que nem brasileiros são... consultem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário